Apresentação

O Fórum Permanente de Combate à Corrupção no Estado de Goiás foi criado em 18 de junho de 2009, quando 12 órgãos públicos federais e estaduais que desempenham atividades ligadas ao repasse, controle e fiscalização dos recursos públicos se reuniram na sede da procuradoria da República em Goiás, para firmar termo de compromisso e cooperação.

A iniciativa decorreu da decisão conjunta de priorizar as atividades desenvolvidas para a prevenção e repressão dos atos de corrupção e demais ilícitos praticados contra a Administração Pública, contribuindo assim para o avanço social, o fortalecimento da cidadania e o desenvolvimento do País.

O FOCCO-GO visa o estabelecimento de parcerias estratégicas, com entidades públicas e privadas, bem como a ampliação dos mecanismos de articulação e cooperação interinstitucional entre seus integrantes.

Também figura entre seus objetivos centrais contribuir para o fortalecimento do controle social, como forma de atuação preventiva no combate à corrupção, utilizando-se instrumentos de conscientização, estímulo e colaboração da sociedade civil, através de campanhas, reuniões, audiências públicas, palestras e eventos similares.

No Brasil, além de Goiás, diversos outros Estados desenvolvem atividades de enfrentamento à corrupção de forma conjunta e articulada, tais como Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte.


Fórum Permanente de Combate à Corrupção em Goiás